Ínicio » Como surgiu » COMO SURGIU O DIA INTERNACIONAL DA MULHER?
Foto: Alice Donovan Rouse
8 de Março é o Dia Internacional da Mulher

Os primeiros relatos de um dia dedicado à causa das mulheres datam de 1908 em Chicago, nos Estados Unidos da América. O evento socialista, noticiado pelo jornal “The Socialist Woman”, decorreu num teatro onde estiveram reunidas 1500 mulheres aplaudindo as reivindicações da igualdade económica e política entre géneros.

A 28 de fevereiro de 1909, foi realizado o primeiro Dia da Mulher, mas como movimento nacional, organizado pelo Partido Socialista. O objetivo era o de obter o direito de voto e pôr fim à escravidão sexual.

A proposta de criação do Dia Internacional da Mulher foi sugerida pela alemã Clara Zetkin, líder do movimento comunista, durante o II Congresso Internacional de Mulheres Socialistas em 1910 em Copenhaga, Dinamarca.

Porquê 8 de Março?

A data está relacionada com a manifestação das operárias russas em São Petersburgo no ano de 1917. As operárias saíram às ruas para exigir pão para os seus filhos e o retorno dos seus maridos da guerra. Os protestos ocorreram no dia 23 de Fevereiro de 1917, que, no Calendário Gregoriano (o nosso), corresponde ao dia 8 de Março.
A partir de 1960, a tradição recomeçou como um grande acontecimento internacional.

A data foi oficializada em 1975 pela Organização das Nações Unidas (ONU), que definiu esse período como ‘Década da Mulher’.

Atualmente, o dia é celebrado com presentes e festejos mas a principal mensagem incide na reflexão sobre a condição feminina no mundo e a questão da igualdade de direitos entre mulheres e homens.