Ínicio » Comemore » APROVEITE PARA DORMIR!
No Dia Mundial do Sono festeje a dormir

O Dia Mundial do Sono é uma iniciativa da Associação Mundial de Medicina do Sono (World Association of Sleep Medicine) que se festeja anualmente em cerca de 75 países em todo o mundo e alerta para a importância do sono regular diário.

O tema deste ano é “Durma profundamente, nutra a vida”.

Curiosidades sobre o sono
Oito horas? Não é para todos!
O sono tem cinco fases e ocorre em ciclos de 90 minutos. A ideia de dividir o dia em três partes e ter oito horas de sono foi criada pela Revolução Industrial e não funciona com todas as pessoas. Alguns organismos podem precisar de seis horas de sono e outros de nove.

Recuperar o sono é uma ilusão
Dormir mais ao fim de semana não é suficiente para recuperar as horas de sono perdidas durante o resto da semana. Ao fazê-lo irá diminuir a sensação de sonolência e o stress, mas não é o suficiente para evitar alguns problemas que surgem com a privação do sono, como a dificuldade de concentração.

Não use o telemóvel
Uma pesquisa recente concluiu que trocar muitas mensagens ao telemóvel durante a noite ativa áreas cerebrais que despertam o ser humano, aumentando assim a probabilidade de ter insónias e muito cansaço no dia seguinte.