Ínicio » Como surgiu » O que faria se perdesse tudo?

O Dia Mundial do Backup observa-se a 31 de março.
O que faria se perdesse tudo? Esta é a pergunta do Dia Mundial do Backup. A data convida as pessoas a fazerem cópias de segurança, recordando a importância de fazer cópias de segurança aos dados do computador, do telemóvel, do tablet e da máquina fotográfica.

O que é um backup?
Um backup é uma cópia dos arquivos importantes guardados em dispositivos eletrónicos, como computadores fixos ou portáteis, entre outros aparelhos. Estes arquivos podem ser fotos e vídeos pessoais, documentos importantes de trabalho, dados de acesso, e-mails, etc.

Motivos para fazer backup
Além do perigo do roubo de dados pessoais, 60 milhões de computadores avariam por ano e 200 mil smartphones são perdidos ou roubados no mesmo período. 1 em 10 computadores sofre de vírus. 29% dos desastres são causados por acidentes. Fazer uma cópia de segurança dos dados mais importantes num local seguro, nem que seja uma vez por ano, ajuda a preservar a preciosa informação e a evitar as dores de cabeça derivadas da perda dos dados.

Como fazer um backup?
Esta cópia de segurança pode ser feita numa unidade externa (disco externo, pen drive, DVD, CD, cartão de memória) ou num serviço cloud (na “nuvem”).