Ínicio » Economizar » SAIBA O QUE MUDOU ESTE ANO NO IRS

Novas regras no IRS de 2017.

IRS com preenchimento automático
Uma das grandes mudanças no IRS este ano é o preenchimento automático da declaração para os trabalhadores dependentes e pensionistas (categoria A e H).

Prazo único para a entrega do IRS
Este ano, existe apenas um único prazo para entregar a declaração de IRS de 2016, independentemente do tipo dos rendimentos e da forma escolhida para a entrega da declaração (online ou em papel).
Assim, todos os contribuintes devem entregar o IRS entre 1 de abril e 31 de maio de 2017.

Prazo para entrega de tributação conjunta ou separada alargada
A partir deste ano é possível entregar o IRS em conjunto, mesmo que o casal o entregue prazo legal.

Fim do quociente familiar
Este ano regressam as deduções fixas por filho, que existiam previamente. Estas deduções aumentaram em relação ao passado.

Novos escalões de IRS
Os escalões que determinam o IRS anual a pagar foram atualizados em 0,8%. Mantêm-se os cinco escalões, mas os valores dos rendimentos mudaram.

Menor tributação para deficientes
São considerados 85% dos rendimentos dos contribuintes com deficiência inseridos nas categorias A (trabalho dependente) e B (trabalho independente) ao invés de 90%, como acontece atualmente.

Dedução com animais domésticos
Este ano é possível deduzir as despesas veterinárias no IRS, na categoria da dedução de IVA, até ao limite de 250 euros, juntamente com as despesas de restauração, hotelaria, mecânicos, cabeleireiros e esteticistas.

Dedução com refeições escolares
As refeições escolares são aceites como despesas de educação no IRS, sejam em escolas públicas ou privadas.

Dedução no investimento com startups
Agora pode deduzir 25% dos investimentos feitos anualmente em startups, até ao limite de 40% da coleta de IRS, ao abrigo do Programa Semente.

Aumento da tributação no alojamento local
Se é proprietário de um estabelecimento de alojamento local, saiba que terá de pagar mais imposto, uma vez que a taxa de 15% de tributação dos rendimentos passa para 35%.

Fim da sobretaxa
A sobretaxa termina em 2017 em diferentes fases (uma fase por cada escalão).