Ínicio » Passear » Descobrir o Alentejo
Rota dos parques temáticos

Descobrir o Alentejo
Aldeia da Terra

A ALDEIA da TERRA® jardim de esculturas é um projeto classificado de Interesse Cultural pela Secretaria de Estado da Cultura, da autoria do artesão e artista plástico Tiago Cabeça que há mais de dezassete anos vem juntando prémios e distinções.
Iniciado em loja própria em Évora, há mais de uma década, e posteriormente oficinas em Arraiolos foi também nesta localidade que foi aberta ao público esta original exposição permanente.

A ALDEIA da TERRA® é, nada mais nada menos que A ALDEIA MAIS CARICATA DE PORTUGAL. Justamente isso: uma banda desenhada a três dimensões, em barro, absolutamente improvável, sensível e irreverente, que não deixa indiferente o espirito mais sisudo.
Aliás houve mesmo quem apostasse, sabemos, que pagaria o almoço ao carrancudo mais obstinado que não saísse desta ALDEIA de sorriso nos lábios e até hoje ainda não perdeu a aposta.

Este enorme “Presépio” pagão, situado no sopé da lindíssima vila de Arraiolos e com vista para o castelo, composto por milhares de pequenas esculturas em terracota e a ocupar uma área de três mil metros quadrados a céu aberto (meio campo de futebol) está em crescimento diariamente.

O artesão, Tiago Cabeça, iniciou a sua actividade em 1998 na Olaria Guimarães Velho em S. Pedro do Corval, sob os auspícios dos simpáticos mestres Orlando Guimarães (já falecido) e António Velho (Mestre Velhinho) e é auxiliado pelos seus colaboradores que também são seus familiares,  acrescentando novas peças todos os dias a esta ALDEIA, cheias de cor, movimento e imaginação.

Elaboradas no local pelo próprio e à vista de todos, entre outras encomendas, as personagens da ALDEIA DA TERRA® ganham vida em frente a nossos olhos e até as crianças de visita podem experimentar no barro criar a sua, com a ajuda dos pais e conselhos dos artesãos no local, e levá-la para casa, ou deixar para ser cozida nos fornos cerâmicos desta equipa bem disposta.

Aberta 365 dias por ano, entre as 10h e as 18h, com preços de visita que vão dos 3€ para crianças a 5€ para adultos a ALDEIA DA TERRA® situa-se exactamente a 1km do centro de Arraiolos e uma vez nesta vila não há como falhar as placas indicadoras.

Almieira Marina

Descubra a magia do Alentejo e do Alqueva.
Não precisa de carta de Marinheiro para pilotar as nossas embarcações.
Equipados com tudo o que uma casa de férias precisa de ter, mas dentro de um barco, e com todo o Lago de Alqueva á disposição.
Mais de 250km2 de área, mais de 1000km de margens, 10 aldeias ribeirinhas e o melhor clima da Europa!
Seja em família ou com amigos, estas serão com certeza uma férias inesquecíveis!
Disfrute também dos nossos cruzeiros nas águas calmas do Lago, em embarcações de 2 a 120 pessoas!

Badoca Safari Park

O Badoca Safari Park é um parque temático localizado em Portugal, mais precisamente no Alentejo em Vila Nova de Santo André, no concelho de Santiago do Cacém. Existe desde 1999. Tem uma área de 90 hectares. O parque permite aos visitantes o contacto directo com a natureza e com a vida animal.
Conta actualmente com cerca de 500 animais selvagens de 45 espécies distintas.
Para além de diferentes espaços temáticos, o Badoca Safari Park dispõe de uma savana, de um self-service para refeições rápidas e de uma zona de 1000m2, inserido no meio do pinhal para pic-nic.
Tem um espaço temático designado por “Aldeia Africana”, uma área dedicada a primatas endémicos de Madagáscar (“Lemúres”) – Ilha dos Lémures e o Rafting Africano, que consiste num rio artificial que pode ser percorrido a bordo de um barco com capacidade para 9 pessoas.

Centro de Interpretação da Batalha de Atoleiros

Atoleiros 1384 é o Centro de Interpretação dedicado à Batalha de Atoleiros, a batalha que se travou em 6 de Abril de 1384, a pouca distância da vila de Fronteira.
A Batalha de Atoleiros tem um enorme significado. Foi a primeira grande operação militar de Nuno Álvares Pereira. Utilizando uma tática de inspiração inglesa no combate, o grande herói demonstrou que o domínio militar castelhano não era inevitável.
Atoleiros 1384 não é um museu clássico, mas sim um espaço único cenografado para (re)viver e entender todos os acontecimentos de crise do século XIV, um momento decisivo na história de Portugal.

Monte Selvagem e Fluviário de Mora

Em Lavre, concelho de Montemor-o-Novo, distrito de Évora, o  Monte Selvagem – Reserva Animal é um espaço com  20 ha que combina uma  reserva de biodiversidade,  um parque de lazer e um projeto pedagógico para descobrir. Um parque privado, inaugurado a 08 de Maio de 2004, que aloja  60 espécies, num total de cerca de 350 animais. Está aberto ao público durante 9 meses do ano, de Fevereiro a Outubro.

 

2 Comentários

  1. 598664 723332Wohh exactly what I was looking for, regards for putting up. 821526

  2. cartierlovejesduas Praise God, The first time I heard this Song( the Chorus) was at a Concert where Pastor Bukola bekes Sang the song with her team,her husband playing the Sax. The Glory of God was everywhere . Not until this Vigil we held the Youth Choir sang it. I thought it was just the Chorus,I didn’t know it had verse,and just some mins ago I just found out Pastor Godfrey was the one God inspired to produce this. Wow, I’m sorry sir ohh,but this is the Best song ever,pls I beg U pls spend more time wt the HolyGhost. I believe in dis end time God is giving out Songs that will set Captives free,that will heal the Sick,raise the dead……but Most important draw souls to Christ and make us Prepare for our Eternal home. But only those who will abide in God’s Presence will have Access to these Powerful songs. God bless U for Patiently,diligently, and prayer fully waiting on God. Love U
    Kopie eternal love armband [url=http://www.hotsearchbrand.com/de/cartier-love-replica-bracelet-c1/]Kopie eternal love armband[/url]