Ínicio » Passear » Descobrir o Alentejo
Rota dos parques temáticos

Descobrir o Alentejo
Aldeia da Terra

A ALDEIA da TERRA® jardim de esculturas é um projeto classificado de Interesse Cultural pela Secretaria de Estado da Cultura, da autoria do artesão e artista plástico Tiago Cabeça que há mais de dezassete anos vem juntando prémios e distinções.
Iniciado em loja própria em Évora, há mais de uma década, e posteriormente oficinas em Arraiolos foi também nesta localidade que foi aberta ao público esta original exposição permanente.

A ALDEIA da TERRA® é, nada mais nada menos que A ALDEIA MAIS CARICATA DE PORTUGAL. Justamente isso: uma banda desenhada a três dimensões, em barro, absolutamente improvável, sensível e irreverente, que não deixa indiferente o espirito mais sisudo.
Aliás houve mesmo quem apostasse, sabemos, que pagaria o almoço ao carrancudo mais obstinado que não saísse desta ALDEIA de sorriso nos lábios e até hoje ainda não perdeu a aposta.

Este enorme “Presépio” pagão, situado no sopé da lindíssima vila de Arraiolos e com vista para o castelo, composto por milhares de pequenas esculturas em terracota e a ocupar uma área de três mil metros quadrados a céu aberto (meio campo de futebol) está em crescimento diariamente.

O artesão, Tiago Cabeça, iniciou a sua actividade em 1998 na Olaria Guimarães Velho em S. Pedro do Corval, sob os auspícios dos simpáticos mestres Orlando Guimarães (já falecido) e António Velho (Mestre Velhinho) e é auxiliado pelos seus colaboradores que também são seus familiares,  acrescentando novas peças todos os dias a esta ALDEIA, cheias de cor, movimento e imaginação.

Elaboradas no local pelo próprio e à vista de todos, entre outras encomendas, as personagens da ALDEIA DA TERRA® ganham vida em frente a nossos olhos e até as crianças de visita podem experimentar no barro criar a sua, com a ajuda dos pais e conselhos dos artesãos no local, e levá-la para casa, ou deixar para ser cozida nos fornos cerâmicos desta equipa bem disposta.

Aberta 365 dias por ano, entre as 10h e as 18h, com preços de visita que vão dos 3€ para crianças a 5€ para adultos a ALDEIA DA TERRA® situa-se exactamente a 1km do centro de Arraiolos e uma vez nesta vila não há como falhar as placas indicadoras.

Almieira Marina

Descubra a magia do Alentejo e do Alqueva.
Não precisa de carta de Marinheiro para pilotar as nossas embarcações.
Equipados com tudo o que uma casa de férias precisa de ter, mas dentro de um barco, e com todo o Lago de Alqueva á disposição.
Mais de 250km2 de área, mais de 1000km de margens, 10 aldeias ribeirinhas e o melhor clima da Europa!
Seja em família ou com amigos, estas serão com certeza uma férias inesquecíveis!
Disfrute também dos nossos cruzeiros nas águas calmas do Lago, em embarcações de 2 a 120 pessoas!

Badoca Safari Park

O Badoca Safari Park é um parque temático localizado em Portugal, mais precisamente no Alentejo em Vila Nova de Santo André, no concelho de Santiago do Cacém. Existe desde 1999. Tem uma área de 90 hectares. O parque permite aos visitantes o contacto directo com a natureza e com a vida animal.
Conta actualmente com cerca de 500 animais selvagens de 45 espécies distintas.
Para além de diferentes espaços temáticos, o Badoca Safari Park dispõe de uma savana, de um self-service para refeições rápidas e de uma zona de 1000m2, inserido no meio do pinhal para pic-nic.
Tem um espaço temático designado por “Aldeia Africana”, uma área dedicada a primatas endémicos de Madagáscar (“Lemúres”) – Ilha dos Lémures e o Rafting Africano, que consiste num rio artificial que pode ser percorrido a bordo de um barco com capacidade para 9 pessoas.

Centro de Interpretação da Batalha de Atoleiros

Atoleiros 1384 é o Centro de Interpretação dedicado à Batalha de Atoleiros, a batalha que se travou em 6 de Abril de 1384, a pouca distância da vila de Fronteira.
A Batalha de Atoleiros tem um enorme significado. Foi a primeira grande operação militar de Nuno Álvares Pereira. Utilizando uma tática de inspiração inglesa no combate, o grande herói demonstrou que o domínio militar castelhano não era inevitável.
Atoleiros 1384 não é um museu clássico, mas sim um espaço único cenografado para (re)viver e entender todos os acontecimentos de crise do século XIV, um momento decisivo na história de Portugal.

Monte Selvagem e Fluviário de Mora

Em Lavre, concelho de Montemor-o-Novo, distrito de Évora, o  Monte Selvagem – Reserva Animal é um espaço com  20 ha que combina uma  reserva de biodiversidade,  um parque de lazer e um projeto pedagógico para descobrir. Um parque privado, inaugurado a 08 de Maio de 2004, que aloja  60 espécies, num total de cerca de 350 animais. Está aberto ao público durante 9 meses do ano, de Fevereiro a Outubro.