Ínicio » Comemore » Dia Mundial do Chocolate

Feito a partir da amêndoa fermentada e torrada do cacau, a sua origem remonta às civilizações pré-colombianas da América Central. No entanto, foi a partir da época dos Descobrimentos que foi levado para a Europa, onde se popularizou, especialmente a partir do século XVII / XVIII. Porém, devido às condicionantes climáticas, não é possível o cultivo de cacau na Europa e, por essa razão, as colónias americanas de clima tropical húmido continuam a fornecer a matéria-prima, sendo que atualmente os maiores produtores estão na África Ocidental.

Curiosidades:
No início da colonização da América o chocolate era consumido pelos nativos como uma bebida quente e amarga, de uso exclusivo da nobreza.
Foram os europeus que passaram a adoçar e a misturar especiarias para adequar o chocolate a seu gosto.
Com o desenvolvimento dos processos industriais e técnicas culinárias, surgiu o chocolate com leite e depois passou para sólido.
A sua elevada riqueza em flavonoides conferindo-lhe um forte poder antioxidante. Na sua composição mais natural, ou seja, sem adição de açucares, previne a diabetes e diversos tipos de cancro, sendo ainda um coadjuvante na proteção da pele contra os efeitos da radiação UV no envelhecimento.