Ínicio » A Minha Casa » Churrasco perfeito

Amigos, família, verão, casa cheia. Vamos fazer um churrasco?
Gostar de receber convidados e servi-los com uma boa churrascada não tem de ser sinónimo de desespero. Conheça alguns truques.
Sabia que um bom churrasco começa com 12 horas de antecedência? Pois é, todos os pormenores contam: o corte, o tempero e até o aquecimento da grelha. Com passos simples vamos ensiná-lo a deixar os seus convidados com ‘carne’ na boca.

Utensílios
Barbecue/Fogareiro ou Churrasqueira c/grelha
Tábua comprida de madeira
Faca bem afiada
Pinça/pega
Espátula
Espeto para carvão
Copos/pratos/talheres

Como preparar
Quantidade de carne: em média calcula-se cerca de 600g por adulto e 150g a 200g por criança (crianças até aos 7 anos). Se a carne tiver osso, como costeleta, pense em mais gramas por pessoa.
Qualidade da carne: evite carne congelada. Compre carne fresca, com um tom vermelho-vivo e uma camada de gordura (máximo, um dedo de espessura)
Temperos: depende muito do tipo de carne que escolher mas o tempero principal é o sal. Prefira o sal iodado para que não faça tão mal à sua saúde. O alho; os cítricos; as especiarias; a pimenta; o vinho; a cebola e ervas aromáticas são outros condimentos que pode usar.
Sugestões: (colocar quadro com os temperos e os tipos de carne)
Dica: para garantir que em 5 minutos a carne fica temperada, basta que a deixe sobre sal num prato próximo à churrasqueira. O calor do fogo ajuda na absorção.
Na brasa: também depende do tipo de carne e da espessura mas geralmente, para postas ou bifes, o tempo aproximado é de 7 minutos. A grelha deve estar posicionada a 15 centímetros de distância da brasa. Se for assar a carne inteira o tempo aproximado é de 40 minutos deverá estar a uma distância de 40cm da brasa.

Se as labaredas estiverem descontroladas não atire água senão a churrasqueira perde o calor.
Deixe a carne na grelha até surgir o sangue no topo, quando isso acontecer vire a carne. Deixe aparecer do outro lado e já está pronto.
A carne só deve ser colocada quando o carvão estiver em brasa, sem labaredas.

Dica: nunca use toda a extensão da churrasqueira, vai precisar de espaços com diferentes temperaturas para assar diferentes tipos de carne.
Acompanhamento: pode acompanhar a carne com salada, molhos frescos como maionese e vinagrete, e algumas frutas como abacaxi, laranja, maçã.
E para os vegetarianos?
Legumes na brasa como a abóbora, tomate, pimentos, beringela, fazem sempre sucesso!