Ínicio » Tome Nota » Entrevista de emprego, prepare-se!

Se é daquelas pessoas que não consegue controlar o nervosismo numa entrevista de emprego, siga os nossos conselhos para vingar com sucesso.
Primeiro de tudo, informe-se. Deve saber o ramo onde a empresa atua, se é uma empresa recente ou não, e qual o público alvo/objetivos. Geralmente basta consultar o site da empresa para obter este tipo de informação.

A imagem conta muito! O vestuário é um dos fatores mais determinantes para a primeira impressão. As mãos e o cabelo também. Cuide-se.
Seja observador. Enquanto está à espera que o chamem esteja atento aos detalhes do ambiente. Peça para dar uma volta pelas instalações. Cartazes na parede, revistas na mesa ao seu lado, há informação que possa usar na entrevista? Pode brilhar se usar essas referências.

Se perguntarem se deseja algo, opte por água apenas. Para além de ajudar com a boca seca causada pelo nervosismo, não causa mau hálito. Também pode dar jeito se lhe fizerem uma pergunta e precisar de algum tempo para pensar. Enquanto bebe um pouco de água, consegue organizar uma resposta.

Destaque-se dos restantes candidatos pelos aspetos positivos da sua personalidade. Mostre as suas qualidades. Aborde temas relacionados com a empresa, demonstre conhecimentos na área, deixe a sua marca pessoal.
Seja capaz de responder a perguntas básicas como “Fale-me um pouco sobre si”, “Como ouviu falar de nós?”, “Quais são as suas maiores forças e fraquezas?”.
Faça pelo menos uma pergunta. Se não se lembrar de nada, pergunte sobre a visão de longo prazo da empresa. Demonstre que está preparado para ajudar a empresa a alcançar os objetivos.