Ínicio » A Minha Casa » Cuide da sua piscina 


Ter uma piscina em casa traz algumas responsabilidades. A estética é importante, mas sem higiene a piscina não é aproveitada. Se não for limpa pode tornar-se num foco de infeções. Pode evitar que isto aconteça ao fazer a manutenção da sua própria piscina. 
Como?
Verifique os níveis de pH da água (acidez ou alcalinidade). Use um medidor de pH, o nível deve estar entre 7 e 7’8. Tenha sempre cuidado com os parâmetros químicos da água.
O cloro ajuda a limpar a água, mantê-la transparente e livre de microorganismos. A quantidade a ser diluída depende do tamanho da piscina e das condições meteorológicas, porém o valor de referência fica entre as 20 gramas de cloro para cada 15 metros cúbicos de água, a cada seis dias.
Deve controlar a dureza de cálcio para evitar a formação de escamas devido ao excesso de cálcio.

Limpe o pré filtro e a bolsa de skimmer para garantir a circulação da água natural e retire as folhas para ajudar a manutenção da rede. Para isso utilize uma peneira cata-folhas.
Pode fazer a limpeza dos fundos e paredes da piscina com uma máquina manual.
A turbidez da água deve ser analisada frequentemente. Se a água estiver turva deverá verificar a oxidação e a filtração da mesma.
A manutenção correta do filtro é muito importante neste processo. Deverá trocar a areia anualmente.

Nota: Deve fazer a limpeza da sua piscina todo o ano, independentemente de a usar ou não.

Decorar a área envolvente
Móveis

Aposte numa composição com móveis para a área externa, lembre-se de que o mobiliário estará no lado de fora da casa, exposto ao sol ou até à chuva, opte por algo resistente.

Jardinagem

Pode escolher espécies de árvores para jardim e plantas que não tenham muita queda de folha, caso contrário, a limpeza da piscina terá de ser redobrada. Se não tiver terra para plantar, coloque alguns vasos à volta.

Deck de madeira

O deck aumenta o espaço e confere um toque pessoal à decoração. O recorte no próprio destaca a área de lazer e o arvoredo envolvente

Espreguiçadeiras

Complete o deck com um puff de uma cor vistosa ou uma espreguiçadeira colorida para tornar o ambiente descontraído.

Pedras

Delimitar a linha exterior da piscina com seixos largos dá um toque rústico e cria uma sensação de proximidade com a natureza.