Ínicio » De Corpo e Alma » Conheça todos os tipos de depilação

Com a chegada oficial do verão, esta é uma das práticas que volta a estar mais presente na nossa rotina. Existem vários tipos de depilação e produtos, saiba quais os prós e contras de cada um.

Lâmina

A depilação com lâmina é a forma mais prática e rápida de depilação, mas em poucos dias os pelos nascem novamente. A depilação com lâmina tem os seus contras como pelos encravados, irritações e manchas em áreas como virilha e axilas.

Cera
Este método permite um resultado mais duradouro. É prático e higiénico, mas deve ser feito de forma cuidada devido à temperatura que a cera pode atingir.

Creme depilatório
O creme depilatório possui substâncias químicas que dissolvem a parte visível do pelo, ou seja, não retiram os pelos desde a raiz. O principal risco é o aparecimento de alergia a um ou mais componentes do creme. A reação é caracterizada por vermelhidão intensa, coceira ou inchaço. Para evitar que isso aconteça, faça um teste de sensibilidade antes de usar o produto. Em média, a depilação com creme dura 72 horas, mas esse período pode variar de acordo com o tempo de crescimento dos pelos de cada um.

Nota: não coloque creme depilatório na zona genital. É totalmente desaconselhado.

Depilação definitiva
Para este tipo de depilação deve consultar primeiro um dermatologista para saber se o seu tipo de pele pode ou não passar por este procedimento e qual a técnica mais adequada: laser ou luz pulsada.

Depilação a laser
Ideal para quem pretende eliminar o pelo de forma permanente. A depilação a laser é menos invasiva e diminui o volume dos pelos, pois age diretamente na raiz (no bolbo). É segura por não usar agulhas e menos dolorosa que outros métodos.

Luz Pulsada
A luz pulsada é muito semelhante ao laser, sendo apenas o tipo de energia utilizada e a forma como é aplicada o que as distingue. O principio de destruição do pelo através da luz captada pela melanina é semelhante em ambas as técnicas, com a diferença que a luz pulsada requer menos energia do que o laser, sendo também menos eficaz.

Dicas
-Faça uma esfoliação antes da depilação para retirar as células mortas.
-Depile-se com a pele limpa. Isto ajuda a prevenir infeções ou inchaços.
-Depile-se após o banho. O vapor aumenta a elasticidade da pele e amolece o pelo. O pelo húmido é mais fácil de ser depilado.
-Espere pelo menos uma hora para passar creme hidratante. Se colocar logo de seguida pode obstruir o poro, causando irritação e pelos encravados.