Ínicio » Férias de Verão » Perdeu a bagagem? Não desespere!

Neste artigo vamos ensiná-lo a recuperar a sua bagagem e evitar que a situação se repita.

Bagagem extraviada
A Autoridade Nacional de Aviação Civil, recomenda que faça uma reclamação escrita, dirigida à companhia aérea, na zona dedicada a bagagens perdidas do aeroporto onde se encontra. Dispõe de 21 dias para reclamar.

Bagagem perdida
Se a bagagem foi perdida, pode ter direito a uma indemnização até 1200 euros. Porém, isto apenas acontece se a companhia aérea não conseguir provar que foram adotadas todas as medidas para evitar o extravio da bagagem. Passados os 21 dias, desde a data em que a bagagem devia ter chegado, pode exigir a indemnização.
Quem tenha transportado consigo artigos caros, pode obter uma compensação superior. Mas, para que isso se verifique, tem de os ter declarado à companhia aérea, “o mais tardar no momento do registo da bagagem, através de formulário próprio e do pagamento de uma taxa”, avisa a Deco.

Bagagem danificada
A queixa deve ser apresentada sete dias depois da receção da bagagem

Ação judicial
Para avançar com uma ação judicial contra a companhia tem um prazo de 2 anos desde a data em que a bagagem devia de ter chegado. Vai precisar de comprovativos de todos os documentos: reclamação, talões de embarque e as despesas que teve por lhe faltar a bagagem.

DICAS PARA A PRÓXIMA VIAGEM
1. Coloque sempre uma etiqueta, de preferência plastificada, para identificar a sua mala com o seu nome, morada, e-mail, telefone e, se possível, o número do voo.
2. Tire fotografias e faça uma lista de tudo o que colocou na mala. Em caso de bagagem perdida, pode ter que indicar esta informação à companhia aérea.
3. Se vai despachar uma mala para o porão e leva outra na cabine, é importante que coloque nesta alguns coisas que lhe vão fazer falta em caso de bagagem perdida, nomeadamente:
• coloque nestas várias peças de roupa interior
• uma ou duas mudas de roupa
• escova e pasta dos dentes, champô e desodorizante – atenção aos tamanhos das embalagens!
• carregadores
• documentos
• objetos de valor
4. Guarde e fotografe todos os recibos e talões de embarque porque são fundamentais se a sua mala se perder entre aeroportos.

Fonte: Ekonomista