Ínicio » Economizar » Como poupar na conta do restaurante?

Esteja atento aos descontos
Já existem vários restaurantes que aderiram à “Happy Hour”, onde durante duas ou três horas o preço das bebidas ou de certos menus desce consideravelmente.
Utilize cupões e ofertas especiais
Se pretende ir jantar fora com a sua família ou surpreender a sua cara metade aproveite os cupões de desconto ou vouchers presentes em alguns sites e lojas.  Não se esqueça de verificar sempre as condições, a maior parte das vezes as bebidas ou sobremesas não estão incluídas no valor do ‘voucher’.
Peça vinho a copo
Se é apreciador de vinho pode pedir o “vinho a copo”. É uma opção cada vez mais disponibilizada pelos restaurantes e fica mais económico do que se pedir uma garrafa de vinho.
Divida a sobremesa
Se não consegue dispensar um docinho no final do jantar, por que não partilhá-lo? Ganha a carteira e a dieta!
O prato do dia pode não ser o mais barato
O prato do dia pode não ser mais barato que os pratos do menu tradicional. Compare os preços e escolha o que lhe fica mais em conta.
Peça para levar o que não comeu
Se não conseguiu terminar e o que sobrou der para outra refeição peça para levar e faça um prato novo em casa. Assim poupa numa futura refeição.
Faça a pesquisa antes de sair de casa
Com o ‘boom’ das apps surgiram algumas muito úteis nesta área (Tripadvisor; Zomato; The Fork) que nos permitem verificar os preços médios praticados pelos restaurantes e os respetivos menus. Também é possível visualizar críticas de outras pessoas que já frequentaram o espaço.
Opte por meias doses
Ao escolher o prato, tente saber como são habitualmente servidas as doses para saber que quantidade pedir. Se forem duas pessoas, tentem chegar a acordo na escolha e peçam apenas uma dose para partilhar.
Evite ir aos restaurantes nos dias festivos
Nos dias comemorativos como a Páscoa, o Natal, o Dia dos Namorados, o Ano Novo, entre outros, as ementas são mais caras, pois os restaurantes aproveitam-se destas datas para apresentarem uma ementa diferente.
Confira a conta
Por último, não se esqueça de confirmar a conta. Confira se foi contabilizado algo a mais para além do que pediu e se as quantidades registadas são as corretas.