Ínicio » De Corpo e Alma »  Férias sem quilos extra

Uma única semana de excessos pode ser o suficiente para comprometer o seu peso ao longo do ano. Os lanches saudáveis, a atividade física que não deve ser descurada, e a preferência pelos alimentos da época, são cuidados essenciais para evitar quilos extra. Mas há outros… tome nota.

  1. Pese-se regularmente, mesmo durante as férias. Esta é uma forma muito eficaz de controlar o peso e de estabelecer os devidos limites no momento certo. Durante as férias, deve pesar-se, idealmente, de três em três dias.
  2. Uma vez por semana, reserve “o dia clean”. Este é o dia em que vai tentar controlar a sua ingestão calórica para compensar os excessos que cometeu nos restantes dias. Reduza na quantidade de hidratos de carbono e evite os alimentos hipercalóricos como as típicas bolas de Berlim ou os gelados.
  3. Tome um pequeno-almoço generoso. A primeira refeição do dia deve ser completa, de forma a controlar o apetite durante o resto do dia. Idealmente, um pequeno-almoço saudável deve conter uma fonte de hidratos de carbono e outra de proteína para fornecer energia, vitaminas e fibra (flocos de aveia com granola ou pão de mistura, leite ou iogurte, ovos mexidos, e um sumo de fruta ou fruta da época são exemplos de combinações saudáveis).
  4. Faça refeições intercalares, de forma a que não esteja mais do que três horas sem comer. Fruta da época, legumes crus como cenoura e aipo, iogurtes naturais, frutos secos e sementes são alguns exemplos de lanches saudáveis que pode levar facilmente para a praia.
  5. Se já sabe que vai exagerar ao jantar, faça um almoço mais saudável. Aposte nas saladas com ingredientes da época ricos em vitaminas essenciais como o tomate, o abacate e a cenoura. Em alternativa, pode experimentar os wraps integrais com salmão fumado ou frango, queijo light e rúcula.
  6. Faça escolhas à mesa. Uma refeição é, geralmente, composta por quatro elementos distintos: as entradas, o prato principal, a sobremesa e a bebida. Pense no que não quer mesmo prescindir e destes quatro elementos, escolha apenas dois. Por exemplo, se gosta muito de comer entradas, deixe a sobremesa para outro dia.
  7. 7. Prefira sempre o vinho ou a cerveja na hora de beber álcool. Estas são as bebidas que aportam menos calorias, em comparação com outras bebidas atualmente muito em voga como o gin ou a caipiroska, que são hipercalóricas e excessivamente ricas em açúcar.
  8. Mantenha-se hidratada. No verão, deve aumentar a ingestão de água para dois litros de água. Além de ser essencial para a hidratação do corpo, a água ajuda a controlar o apetite, já que muitas vezes confundimos sede com fome.
  9. Evite ou modere os habituais sumos de fruta natural que tanto apreciamos no verão. Por conterem, geralmente, várias frutas, são extremamente ricos em açúcar e aportam um elevado número de calorias. Não ultrapasse os dois sumos de fruta por semana e dê preferência às versões que incluem apenas uma ou duas frutas, no máximo.
  10. Durma o suficiente. São vários os estudos que comprovam que um sono reparador é fundamental para controlar o apetite durante o dia e evitar o aumento de peso.
Artigos Similares