Ínicio » De Corpo e Alma » 3 vantagens das consultas de rotina

Por que deve consultar o seu médico de família uma vez por ano? Descubra aqui!

1 – Relação de confiança
O nosso médico de família acompanha a nossa saúde desde sempre, ao contrário de um especialista que, por norma, só procuramos em situações de doença. Portanto, é mais provável que se sinta mais à vontade para falar abertamente com ele, sem qualquer constrangimento, especialmente sobre assuntos mais “delicados”. Além disso, ele também saberá reconhecer de uma forma mais clarividente eventuais mudanças físicas ou emocionais que poderão representar importantes “sinais de alerta” para determinadas doenças.

2 – Acompanhamento contínuo
A maioria de nós não toma nota das visitas médicas e exames que faz ao longo da vida. As consultas de rotina permitem efetuar esse registo, garantindo um acompanhamento contínuo do seu estado de saúde. Este registo permitirá também saber exatamente em que momento deve efetuar os exames preconizados pelo Sistema Nacional de Saúde, bem como as vacinas previstas no Plano Nacional de Vacinação

3 – Cuidados personalizados
O acompanhamento contínuo do seu médico de família permitirá traçar um plano de prevenção e/ou tratamento personalizado, adaptado à sua história clínica e familiar. É ele o especialista que reúne mais informações acerca do seu estado de saúde. Esta informação “privilegiada” permitirá também avaliar fatores de risco pessoais e definir mudanças de estilo de vida orientadas para cada um desses fatores. A visita anual é o momento certo para fazer um balanço dos efeitos dessas mudanças.

 

Fonte: Harvard Medical School

Artigos Similares