Ínicio » De Corpo e Alma » 7 ideias para gerir o stress no local de trabalho

Anote as estratégias-chave que vão facilitar a sua vida no regresso à rotina.

1 – Faça pausas ao longo do dia.
Levante-se da secretária e dê uma volta ao escritório. Pode aproveitar para beber um chá ou um sumo. Bastam cinco minutos.

2 – Reserve alguns minutos só para respirar.
Tente fazer sete respirações abdominais por dia (de olhos fechados, inspire, como se estivesse a encher um balão que está no abdómen, e expire, esvaziando-o).

3 – Passeie na hora de almoço.
Na hora de almoço, passeie um pouco ou faça algo diferente da sua atividade laboral.

4 – Se almoçar com colegas, evite falar de trabalho.
Privilegie outros temas como assuntos da atualidade, as últimas férias em família ou os seus projetos pessoais que queira partilhar.

5 – Se tem uma atividade muito sedentária:
Não permaneça muitas horas sentada e faça estiramentos dos braços e das pernas.

6 – Preserve o seu sono.
Durma entre seis a oito horas e tente deitar-se sempre por volta das 23 horas. É neste horário que o sono é mais reparador.

7 – Aceite o stress.
Mentalize-se que todos temos stress e que o mais importante é aprender a geri-lo nas nossas vidas.

 

Fonte: Conceição Espada, especialista em gestão do stress e autora do livro “Manual de Gestão de Stress para Empresas” (bnomics).