Ínicio » Em Movimento » Que veículo escolher?

Que veículo escolher: Diesel, gasolina, híbrido ou elétrico?
Nos próximos anos existirão veículos com motor convencional a gasolina ou diesel, híbridos e elétricos. Saiba qual a opção mais adequada para si.

Veículos elétricos
Os veículos elétricos permitem uma condução mais “relaxada”, sobretudo no pára-arranca da cidade, uma vez que não têm pedal de embraiagem. O custo da sua utilização é de cerca de um terço face aos veículos com motores convencionais. Por outro lado, apresentam vantagens em termos ambientais, uma vez que emitem menos ruído e gases poluentes, especialmente se a energia utilizada para carregar as baterias for proveniente de fontes renováveis.
No entanto, nem tudo são vantagens! As baterias apresentam limitações de autonomia, que pode chegar aos 300 km, e períodos de carregamento que podem demorar cerca de 20 minutos, para atingir 80% da carga, num posto de carregamento rápido, ou várias horas, para uma carga total, num posto de carregamento normal.

Veículos diesel
Os veículos diesel apesar de consumirem menos do que os veículos a gasolina são normalmente mais caros e apresentam custos de manutenção mais elevados, nomeadamente devido aos componentes dos sistemas de injeção e antipoluição. Dependendo dos modelos, a sua aquisição só começa a compensar, face aos veículos a gasolina, a partir dos 20.000 km/ano. Não são uma boa opção para quem faz trajetos curtos e citadinos, porque nestas condições, alguns componentes do sistema antipoluição atuais (filtro de partículas e válvula EGR) sofrem uma degradação mais rápida, cuja reparação pode ser avultada. Consumo médio anunciado típico: entre 3,0 e 4,5 l/100 km.

Veículos a gasolina
Existem cada vez mais modelos a gasolina com motores de baixa cilindrada sobrealimentados (com turbo), com preços competitivos e consumos baixos. São uma boa opção para quem não faz muitos quilómetros, uma vez que são menos sensíveis aos trajetos curtos. Podem utilizar GPL (Gás de Petróleo Liquefeito), através de um kit próprio, o que permite reduzir significativamente os custos de utilização e as emissões poluentes. Consumo médio anunciado típico: entre 4,0 e 5,5 l/100 km.

Híbridos
Os híbridos são uma solução intermédia entre os veículos com motores convencionais e os elétricos. Os modelos atuais permitem uma economia na utilização entre 30% a 60% face aos de veículos gasolina, permitindo a utilização de combustíveis à base de petróleo ou alternativos. Consumo médio anunciado típico: entre 1,5 e 2,5 l/100 km de combustível e 12 a 14 kwh/100 km (modelos Plug-in).

Por: Luis Miranda Torres

Artigos Similares